5 de junho. Dia Mundial do Meio Ambiente. Muitos avanços foram feitos na área ambiental nos últimos anos, mas ainda insuficientes. A legislação brasileira, uma das mais avançadas do mundo na área, precisa de ser colocada em prática, com fiscalização nas empresas, indústrias e plantações. Se não for executado o que é pensado, elaborado e proposto, serão apenas palavras vazias, sem vida.
“Muitas espécies. Um planeta. Um futuro”. É o lema do 5 de junho deste ano. A proteção à fauna precisa de apoio governamental para que sejam cumpridas as leis que protegem os animais, principalmente os ameaçados de extinção. Proteger a vida em todas as suas formas.
A atitude de cada um faz a diferença. O cidadão urbano que não se identifica muito com as causas relacionadas a natureza de forma mais rústica, original, precisa ter em mente que jogar lixo no chão é um problema maior do que ele pensa. Cidades poluídas, rios poluídos, fauna aquática ameaçada, e o próprio abastecimento humano comprometido.
O meio ambiente é um sistema interdependente. Um complexo que é afetado pelas mais diversas atitudes. Faça sua parte de alguma forma. Denucie maustratos e contrabando de animais silvestres. Não jogue lixo na rua. Converse com alguém sobre isso.
Nosso planeta pede. Nosso planeta merece.